sexta-feira, janeiro 05, 2007

O ano do javali



Este ano, que no calendário chinês se iniciará no dia 18 de Fevereiro, será regido pelo javali.
Segundo uma antiga lenda, Buda teria dito aos animais que os 12 primeiros que fossem saudá-lo no Ano Novo, tornar-se-iam tutores dos homens, um de cada vez, durante um ano.
Todos os animais se entusiasmaram e passaram a se preparar para a corrida no Ano Novo. Porém, o desatento gato acabou se esquecendo da data. Inseguro, o felino foi perguntar ao amigo rato qual o dia em que deveriam se apresentar ao templo. O rato, para eliminar a concorrência, respondeu, "No dia 2 de janeiro, meu amigo!"
No dia 31 de dezembro, o touro ciente de sua lentidão saiu de casa bem cedo e foi o primeiro a chegar no templo.
Quando os portões se abriram, o rato que estava escondido em suas costas, subitamente entrou e se tornou o primeiro animal do zodíaco.
Seguiu-se o touro, o tigre, o coelho e assim por diante.
Os 12 primeiros animais que chegaram ao templo foram presenteados com um lugar no zodíaco, na ordem de chegada. E desta forma foi criado o horóscopo chinês. Veja aqui a tabela e confira o seu animal regente!
Na manhã seguinte, crente que fosse o primeiro a chegar, o gato bateu as portas do templo mas, para sua surpresa, apenas ouviu a voz de Buda dizendo: "Você dormiu demais! Que tal lavar o rosto todas as manhãs para melhor acordar?"
E assim, o gato passou a lavar o rosto todos os dias e também a perseguir o ex-amigo rato que o enganara!
Achei esta explicação num folheto informativo da prefeitura voltado para os brasileiros, achei lindinho e resolvi compartilhar com vocês.
Como o javali foi o último animal a se apresentar a Deus, ele marca o final do ciclo do horóscopo chinês. Um ano perfeito para acabar negócios incompletos e colher os frutos de suas realizações.
Ao encerrar um ciclo completo do zodíaco oriental, o javali representa um tempo de mudanças, com amplo potencial para inovações. No campo pessoal, é hora de deixar para trás antigas barreiras, é hora de tomar decisões muitas vezes adiadas.
Desejo um ano de muitas mudanças para melhor a todos os leitores do nosso blog!
Feliz ano do Javali!


12 Comments:

Blogger Karen said...

Eu não conhecia esta explicação do zodíaco, achei uma graça! Obrigada por compartilhá-la conosco!

6/1/07 8:52 AM  
Blogger Akemi said...

Não é lindinha, amiga? eu também adorei e corri para postar aqui!
Vc está melhor?

6/1/07 1:16 PM  
Blogger Cinara said...

Que lindo post, Akemi! Eu acho o horóscopo japonês muito interessante, mas na verdade, só sei que sou Galo. Eu também espero que este ano traga algumas mudanças boas para a minha família...
Um feliz ano do Javali para você também, amiga!

6/1/07 1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito interessante Akemi, continue a nos brindar com os seus conhecimentos e descobertas sobre a rica e surpreendente cultura do Oriente. Um abraço.

6/1/07 1:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Simplesmente A-D-O-R-E-I a sus historia do horoscopo chines, obrigada por compartilhar conosco Clarice!!
Muito legal mesmo, me diverti lendo e aprendi um pouco sobre o ano do Javali!
Ate me animei p/ resolver a vida e botar minha cabeca p/ alto, quem sabe esse ano eu me decido com o q quero fazer de verdade.
Ana

6/1/07 4:56 PM  
Blogger miki w. said...

akemi-chan, estou lendo o mangá fruits basket (furuba) que versa exatamente sobre os 13 animais e enfoca bastante a rixa do gato e do rato.

o mangá é lindinho, estou adorando. adoro mangás shojo (rs).

beijinhos e muito sucesso e resolução de pendências em 2007!

miki

6/1/07 7:27 PM  
Blogger Lua Limaverde said...

Adorei a história também Akemi, eu sou Dragão e adoro a figura, é tanto que tatuei um nas costas (um dragão ao lado de uma ameixeira). Como já te contei, adoro a estética e cultura oriental em geral e saber que o javali representa esse final de ciclo casou exatamente com o que estou passando, foi bem legal saber disso. Beijinho!

6/1/07 9:08 PM  
Blogger Valentina said...

Clarice, adorei esta história. Sou dragão e confesso que o ano passado foi pauleira para o dragão.Que o javali venha saudar o dragão em estilo! ( ou ao contrário)

7/1/07 1:30 AM  
Blogger Paula said...

Oi Akemi, roim, roim. Também gostei muito da sua informação, principalmente porque não sabia que este era o meu ano. Roin, roin...pois é, sou uma Sra. Javali! Beijinhos p/ vc.

8/1/07 3:57 PM  
Blogger Regina said...

Que história interessante! Adoros saber dessas coisas! bjs

9/1/07 9:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

Amiga, que história bacana, adorei!

Sou cavalo, mas não sei direito o que isso representa. Preciso pesquisar. :D

10/1/07 3:50 PM  
Blogger Betechef said...

Obrigada por ter entrado no meu blog. Seu blog também é muito legal.
Sempre que puder darei um pulinho aqui.
Bjs!!!

10/3/07 9:34 PM  

Postar um comentário

<< Home