sexta-feira, junho 13, 2008

O que é ser dekassegui


Depois de um longo inverno, cá estou eu novamente aqui! Yeiii
No meu último post no Pecado da Gula sobre o dia dos namorados, comentei também sobre o texto que a Karen escreveu sobre quem vos escreve. A palavra dekassegui apareceu bem no título e uma blogueira, a Agdá que mora lá nos Estados Unidos, quis saber o que era. Expliquei nos comentários mas acho que vale a pena falar mais um pouco sobre o assunto.
Quem lê o Pecado não vai ficar sabendo dos podres que acontecem aqui, mesmo porque não é essa a minha proposta no blog e ninguém é ingênuo de pensar que nenhum país tenha lá os seus problemas. E nós que estamos aqui, mais ainda, apesar de todos estes anos morando aqui.
Queria ter certeza da explicação que iria dar para a Agdá e descobri um mini documentário excelente que sintetiza de maneira brilhante a nossa rotina aqui, nossos sentimentos, solidão, busca de identidade. Fiquei bastante emocionada a ponto de lágrimas rolarem enquanto ouvia o depoimento do rapaz no final, pois é o que todos aqui descobrimos no final, somos BRASILEIROS com muito orgulho!
Veja aqui este documentário e de quebra conheça alguns blogs que estão participando das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. E por falar nisso, não poderia ficar de fora deste evento e dia 18, vá dar uma checada no Pecado! ;-)

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Akemi
Muito interessante o video...
Não podia imaginar que este era o espiritos dos desc. de japoneses brasileiros q vao trabalhar no |Japao...que coisa...tb lagrimas rolaram...
bjs
Marina t.

24/6/08 4:03 PM  
Blogger Akemi said...

Mari, é esta a rotina que a grande maioria dos dekasseguis enfrenta aqui diariamente. Se a pessoa não tiver um objetivo firme e não souber aproveitar suas horas livres para desestressar, pira facilmente.

28/6/08 8:51 AM  
Blogger lulubeka said...

Minha linda
Nunca fui ao japão, porém tem muita gente da família de meu marido por aí, batalhando, ralando, dando esse duro danado.
Eu Tenho muito orgulho de todos vcs, e sei que o que mostra nesse video é a mais pura verdade e a maioria vai com o objetivo de poder voltar e ser feliz aqui no Brasil.
As vezes penso que somos igual pipoca, só melhoramos depois que passamos pelo fogo..
Grande beijo.
Fique com Deus!!!!

20/8/08 9:42 AM  
Blogger Mill@ said...

Akemi tirando esse video do maxell falando do dekassegui tem um da Kristie Miyamoto, falando da falta de foco do dekassegui e da falta de objetivo.
Acho legal citar, pq casa com o post.
Nós, dekasseguis, achamos que o tempo passa só lá fora, mas qdo voltarmos ao Brasil estará tudo igual.
http://jp.youtube.com/watch?v=CF56qoqKB8E

30/11/08 10:56 AM  
Blogger ahmed & tete said...

Akemi
Adorei seu blog
Eu sou brasileira e moro em alexandria, Egito
Gostaria que vc conhecesse meu Blog tbem, e se voce aceita entar nos meus Blogs
Um abracao
Feliz 2010 !!!
Maria Teresa

26/12/09 7:58 AM  
Blogger ahmed & tete said...

oi, esqueci de deixar o endereco, rs.... norma, rs.....
bjs
www.fabricadonoegito.com.br

26/12/09 7:59 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home