quarta-feira, agosto 20, 2008

O ipê floresce em agosto...

Fotos que tirei enquanto caminhava pela vizinhança, fico envergonhada em dizer isso, mas fazia tempo que não caminhava pelos arredores (ah, a preguiça!), mas preciso fazer algum exercício e quero ver se torno isso um hábito. Os ipês estão floridos, tirei as fotos no final do dia, algumas já com o sol sumindo no horizonte...
A primeira foto é de um tipo de líquen (?) que cresceu na grade enferrujada, as orquídeas estavam em árvores na frente de algumas casas.





sábado, agosto 16, 2008

Muito verde e ar puro em Nagano


Mais uma vez estivemos em Nagano e resolvemos passear pela região próxima à Matsumoto. Escolhemos a cidade de Hakuba que abrigou os jogos olímpicos de inverno de 1998. No frio, a cidade oferece muitas estações de esqui e é cheia de hotéis e termas. No verão, pessoas que vivem em grandes centros urbanos a procuram em busca de ar puro e verde.


Confesso que esperava mais do lugar. Andamos aqui e acolá mas não há nada de espetacular nesta época do ano. Tem a região dos lagos onde as pessoas podem praticar pesca, esqui aquático ou brincar de pedalinho.


Estes espantalhos na beira de um dos lagos me pregaram peça. Achei que a senhora fosse de verdade mesmo, tal a posição em que a deixaram.


Depois de percorrer uma estradinha cheia de curvas, demos de cara com este lindo hotel no topo de uma montanha em estilo europeu.





Existe um pequeno trecho do Shio-no-michi (Estrada do sal) que nos tempos antigos ligava a cidade de Matsumoto ao Mar do Japão por onde eram transportados soja, tabaco e tecidos para serem exportados. Na volta, traziam sal e outros alimentos do mar. Muitos objetos usados na época podem ser vistos neste museu à esquerda que foi casa de um antigo mercador.


Alguém viu as melancias???


Estátuas em homenagem aos mercadores de sal.



À esquerda, um bolinho típico da região chamado Oyaki. Experimentei uma vez quando fomos passer em Karuizawa e não gostei. Achei que era o oyaki do lugar onde comi que não era bom e resolvi tentar de novo em Hakuba. Pessoas faziam fila e comiam com tanto gosto, mas não teve jeito. Definitivamente, não gostei deste bolinho. A massa é dura pois é feita só de farinha e água, sem fermento e os recheios são variados, mas os mais procurados são de nozawaná, verdura típica de Nagano. Tem também de refogado de bardana, beringela, curry e doces como ankô e abóbora. Os bolinhos são levemente prensados e depois grelhados em chapas ou no carvão.

terça-feira, agosto 12, 2008

In Yokohama


Escultura retorcida que fica ao lado do Landmark Tower. Não pude deixar de associar a uma montanha russa gigante.

Marcadores:

sexta-feira, agosto 08, 2008

Exposição e chuva

Este é o mês do Encontro Cultural Brasil-Japão na Unicamp, um evento para comemorar os cem anos da imigração. Há várias atividades distribuídas durante o mês que vão desde apresentações musicais à mostra de filmes (programação aqui). Tinha uma tarde chuvosa livre toda para mim então, de guarda-chuva em punho, fui dar uma olhada na exposição organizada pelos alunos e professores do instituto de artes e do centro de línguas. Tirei algumas fotos.

Réplica do Kasato Maru

Tudo feito em papel

As formigas não faziam parte de nenhuma instalação, mas havia milhares andando em fila em uma das paredes e tive que tirar uma foto...

sábado, agosto 02, 2008

Carlos Kubo


A revista Alternativa desta quinzena trás o perfil deste artista plástico e as obras que ilustravam a reportagem me chamaram a atenção de imediato pelos colorido e pelos traços delicados.
Os temas são todos ligados à cultura oriental mas mesclados com o toque tropical do nosso Brasil.
Quem estiver interessado em conhecer de perto suas obras, está em exposição desde o dia 1o. de Julho, no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, uma mostra com 16 obras dele. A mostra vai até o dia 1o. de Setembro e fica no Piso Embarque no corredor de interligação entre os terminais 1 e 2.
A iniciativa é em comemoração ao centenário da imigração japonesa.
Para maiores informações e para conhecer algumas de outras obras, confiram o seu site.

Marcadores: