sábado, agosto 16, 2008

Muito verde e ar puro em Nagano


Mais uma vez estivemos em Nagano e resolvemos passear pela região próxima à Matsumoto. Escolhemos a cidade de Hakuba que abrigou os jogos olímpicos de inverno de 1998. No frio, a cidade oferece muitas estações de esqui e é cheia de hotéis e termas. No verão, pessoas que vivem em grandes centros urbanos a procuram em busca de ar puro e verde.


Confesso que esperava mais do lugar. Andamos aqui e acolá mas não há nada de espetacular nesta época do ano. Tem a região dos lagos onde as pessoas podem praticar pesca, esqui aquático ou brincar de pedalinho.


Estes espantalhos na beira de um dos lagos me pregaram peça. Achei que a senhora fosse de verdade mesmo, tal a posição em que a deixaram.


Depois de percorrer uma estradinha cheia de curvas, demos de cara com este lindo hotel no topo de uma montanha em estilo europeu.





Existe um pequeno trecho do Shio-no-michi (Estrada do sal) que nos tempos antigos ligava a cidade de Matsumoto ao Mar do Japão por onde eram transportados soja, tabaco e tecidos para serem exportados. Na volta, traziam sal e outros alimentos do mar. Muitos objetos usados na época podem ser vistos neste museu à esquerda que foi casa de um antigo mercador.


Alguém viu as melancias???


Estátuas em homenagem aos mercadores de sal.



À esquerda, um bolinho típico da região chamado Oyaki. Experimentei uma vez quando fomos passer em Karuizawa e não gostei. Achei que era o oyaki do lugar onde comi que não era bom e resolvi tentar de novo em Hakuba. Pessoas faziam fila e comiam com tanto gosto, mas não teve jeito. Definitivamente, não gostei deste bolinho. A massa é dura pois é feita só de farinha e água, sem fermento e os recheios são variados, mas os mais procurados são de nozawaná, verdura típica de Nagano. Tem também de refogado de bardana, beringela, curry e doces como ankô e abóbora. Os bolinhos são levemente prensados e depois grelhados em chapas ou no carvão.

terça-feira, agosto 12, 2008

In Yokohama


Escultura retorcida que fica ao lado do Landmark Tower. Não pude deixar de associar a uma montanha russa gigante.

Marcadores:

sábado, agosto 02, 2008

Carlos Kubo


A revista Alternativa desta quinzena trás o perfil deste artista plástico e as obras que ilustravam a reportagem me chamaram a atenção de imediato pelos colorido e pelos traços delicados.
Os temas são todos ligados à cultura oriental mas mesclados com o toque tropical do nosso Brasil.
Quem estiver interessado em conhecer de perto suas obras, está em exposição desde o dia 1o. de Julho, no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, uma mostra com 16 obras dele. A mostra vai até o dia 1o. de Setembro e fica no Piso Embarque no corredor de interligação entre os terminais 1 e 2.
A iniciativa é em comemoração ao centenário da imigração japonesa.
Para maiores informações e para conhecer algumas de outras obras, confiram o seu site.

Marcadores: